A- A A+

pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um programa do Governo Federal criado em 2011, seu objetivo é apoiar o ingresso para cursos de educação profissional e tecnológica, facilitando o inicio da carreira profissional.
O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR.

Diante do resultado positivo alcançado, o Ministério do Turismo pretende dar continuidade ao Programa, no entanto, novas diretrizes serão trabalhadas em conjunto com o MEC, propondo novo recorte de cursos a serem ofertadas, inclusões de municípios ainda não contemplados, reformulação da nomenclatura do Programa, alteração de cursos nos eixos, bem como a inclusão de cursos técnicos. Nessa nova fase, foi priorizada pelo MTur em Santa Catarina a qualificação nos municípios com os seguintes critérios:

- Estar entre as 303 regiões turísticas constantes do Mapa de Regionalização;
- Ser patrimônio da Humanidade ou que tenham conjuntos urbanos e bens materiais tombados pelo IPHAN;
- Estar em torno dos Parques Nacionais priorizados pelo MTUR;
- Ter rede ofertante que atenda o município.

PRONATEC MTur na EMPRESA (anteriormente, PRONATEC COPA na EMPRESA – responsabilidade da Secretaria de Estado de Turismo) – que tem por finalidade o aperfeiçoamento de profissionais que já trabalham no setores envolvidos com a atividade turística. Os cursos na empresa, prioritariamente, serão ministrados no próprio local de trabalho, na freqüência e horários que mais convém ao empregador. No caso de empresas de pequeno porte cujos alunos propostos não são suficientes para completar uma turma, as empresas podem se associar ou serem representadas por instituição (tipo ABIH, ABEOC, etc) e acordar o local e demais variáveis. Os cursos disponíveis são dos eixos Ambiente e Saúde, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Gestão e Negócios, Desenvolvimento Educacional e Social, Produção Alimentícia, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design e Segurança do Guia FIC/TÉCNICO.

PRONATEC MTur DESENVOLVIMENTO LOCAL (nova modalidade) – aperfeiçoamento profissional de pessoas que exercem atividades produtivas associadas ao turismo. Os cursos disponíveis são dos eixos Turismo, Hospitalidade e Lazer, Gestão e Negócios, Produção Industrial, Recursos Naturais, Controle e Processos Industriais do Guia FIC, essa modalidade é compartilhada e será de responsabilidade das Secretarias Municipais de Turismo.

Foram finalizados recentemente os seguintes cursos:

Francês Básico: Oferecido pelo IFSC Campos continente. Local de realização das aulas: sede da  ABIH.  
Endereço: R. Pref. Osmar Cunha, 183 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-100.

Espanhol Básico: Oferecido pelo IFSC Campus Florianópolis.
Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-300.

 

Segue a lista atualizada dos municípios que fazem parte do Pronatec em Santa Catarina:

Balneário Camboriú
Florianópolis
Araranguá
Balneário Arroio do Silva
Balneário Gaivota
Jacinto Machado
Laguna
Maracajá
Passo de Torres
Praia Grande
São Francisco do Sul
Sombrio
Timbé do Sul

Para mais informações acesse:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- www.pronatec.turismo.gov.br
- Facebook
- 0800 606 8484

 

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito