A- A A+

O Observatório do Turismo de Santa Catarina, núcleo de estudos e pesquisas do Turismo, analisa o comportamento do turismo, contribuindo para que o destino se torne cada dia melhor para seus visitantes e moradores.

Nas suas diversas áreas de investigação, as informações são dirigidas aos profissionais, especialistas, acadêmicos, agentes públicos e privados, nas tomadas decisórias com propósito de conhecimento, aprimoramento e desenvolvimento do setor turístico.

 

Dados do Turismo

Atualmente existe uma infinidade de fontes de dados construídos por instituições públicas e privadas que quantificam diversas situações. O desafio é transformar esses dados em informações que auxiliem na visualização do comportamento do negócio e no direcionamento das decisões, visando um melhor resultado. 

O Observatório do Turismo de Santa Catarina está pautado no uso de processos metodológicos de coleta de dados e geração de informação, que permitem aos níveis gerenciais e de direção, fazerem uso dessas informações nos processos decisórios e em comunicações organizacionais da área turística. 

 

Índice de Competitividade dos Destinos Indutores de Santa Catarina

O Índice de Competitividade dos Destinos Turísticos é um trabalho iniciado em 2008 pelo Ministério do Turismo - MTur, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e a Fundação Getúlio Vargas - FGV, tem por objetivo entender as transformações do mercado turístico nos últimos anos, sendo atualizado sistematicamente para captar com profundidade o desenvolvimento dos principais destinos turísticos brasileiros. Este Índice busca, através de 13 dimensões (agrupadas em subdivisões chamadas de variáveis), mensurar "a capacidade crescente de gerar negócios nas atividades econômicas relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva". Em Santa Catarina os municípios analisados são Florianópolis, Balneário Camboriú e São Joaquim.

Periodicidade dos dados: anual.

*Em 2012 não houve publicação.

Indices Gerais CompetitividadeFonte: MTur

Na análise geral dos anos apresentados, Florianópolis e Balneário Camboriú tiveram melhor desempenho médio nas dimensões avaliadas em 2015 e São Joaquim em 2014. Apesar de 2010, São Joaquim se destaca no seu nível de posicionamento para o nível 3, acima por 41 pontos.


 

13 dimensoes indice de competitividade

 Fonte: MTur

No ano de 2013, das 13 dimensões apresentadas, Santa Catarina obteve um desempenho melhor em 6 dimensões em relação à media dos anos analisados. A saber: Atrativos Turísticos, Capaciddade Empresarial, Aspectos Culturais, Aspectos Sociais, Serviços e Equipamentos Turísticos e Economia Local.

 

Mais Informações

Índice de Competitividade por Dimensões

Movimentação do Transporte Aéreo

A movimentação do transporte aéreo indica em números a quantidade de passageiros em voos domésticos e internacionais que tiveram seu acesso a Santa Catarina por via aérea. Os dados apresentados foram extraídos da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC e compreendem um recorte referente às temporadas de 2013/2014 e 2014/2015 nos meses de dezembro a março, divididos em acesso aéreo regular e não regular.

 

Acesso Aéreo Regular
 

Acesso Aereo Regular1

Fonte: ANAC


Acesso Aéreo Não Regular
 

Acesso Aereo Nao Regular1

Fonte: ANAC

De modo geral, a temporada 2014/2015 obteve um melhor desempenho nos dados apresentados com relação à temporada anterior. Destaque para um aumento significativo no Acesso Aéreo Não Regular na oferta de assentos em voos internacionais e quantidade de passageiros internacionais para Santa Catarina.

 

Movimentação do Transporte Terrestre

A movimentação do transporte terrestre mostra dados extraídos da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT e indica em números a quantidade de passageiros que vieram a Santa Catarina mês a mês durante o ano de 2014. Esta variável indica o acesso terrestre regular a Santa Catarina, abrangendo a movimentação internacional, interestadual e estadual.

 

ANTT2014

 Fonte: ANTT

Através do quadro apresentado é possível verificar a natureza e origem dos passageiros, bem como, extrair as seguintes informações: quantidade de linhas de ônibus para SC, quantidade de empresas de ônibus operando em SC, oferta de assentos para SC e quantidade de passageiros para SC.

 

Recursos Públicos para o Turismo

Os investimentos públicos no turismo de Santa Catarina ora apresentados, se referem ao Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo - FUNTURISMO instituído no âmbito do Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Esporte e Cultura - SEITEC, que tem por objetivo prestar apoio financeiro de projetos voltados à área turística. O levantamento compreende os recursos públicos aplicados na área do turismo por região turística e programas desde 2010 e os dados foram extraídos da Secretaria de Estado da Fazenda - SEF, por meio do Portal da Transparência. O montante aplicado exclui descentralizações e estornos, sendo somente considerado o valor efetivo aplicado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Na sequência, é apresentado o comparativo ano a ano que permite analisar a evolução do fomento na área turística em cada região catarinense, bem como são apontados os programas e sua evolução ao longo dos períodos.

Periodicidade dos dados: anual.

Regiões Turísticas

Fonte: Portal da Transparência, SEF

 

Programas

 Fonte: Portal da Transparência, SEF

Mais Informações:

Recursos Públicos por Região Turística

 

 

Contato

Observatório do Turismo de Santa Catarina
+55 (48) 3665-7498
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nossa Equipe:

Luana Emmendoerfer
Analista de Turismo - Coordenadora Técnica

Sandra W. Silveira de Añez
Analista Administrativo - Apoio Administrativo

Estagiários:

Adriana Toutonje Mitozo
Design Gráfico

João Daniel Frutuoso
Matemática

 

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito