A- A A+

O projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é uma iniciativa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que, desde 2007, vem esforçando-se para envolver as autoridades municipais, regionais, estaduais e as comunidades no anseio de construir uma candidatura à UNESCO Global Geoparks.

O território do projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul destaca-se por seu rico patrimônio geológico, representado na região pela sua singularidade geológica e geomorfológica. Este território é reconhecido pela maior concentração de cânions do Brasil.

Desta forma, o território do projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul destaca-se por sua rica diversidade cultural e pela sua singularidade geológica, geomorfológica e ecológica, potencial este fundamental para o estabelecimento de um geoparque de acordo com as recomendações da UNESCO.

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte,  contratou em 2017 (via processo licitatório) consultoria técnica especializada para o desenvolvimento da estratégia de geoconservação do projeto “Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul” - Território Catarinense, abrangendo assim, 4 municípios: Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande. O desenvolvimento da estratégia de geoconservação para estes municípios contém o inventário dos geossítios existentes no território, bem como a revisão dos estudos prévios sobre patrimônio geológico e, a partir disso, todas as ações sequenciais: a avaliação do potencial uso para cada geossítio (científico, educativo e/ou turístico), as técnicas de conservação necessárias, as ações e programas de valorização/divulgação e o programa de monitoramento destes locais para garantir o uso em sinergia com a conservação.

Abaixo seguem os documentos produzidos: 

  1. Plano de Trabalho

  2. Atualização Inventário

  3. Relatório de Atividades

  4. Inventário Geossítios

  5. Estratégia Geoconservação

  6. Relatório Final Atividades

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito