A- A A+

Em uma solenidade que misturou apresentações artísticas e efeitos pirotécnicos, foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira (30), em Indaial, no Médio Vale do Itajaí, a etapa estadual da 18ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que também acontece em Timbó até o dia 8 de dezembro. Cerca de 4 mil atletas, com idades entre 9 e 17 anos, de 85 municípios catarinenses, vão disputar, neste período, as modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, caratê, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação e tênis de mesa.

Esta é a primeira vez, em 18 anos de história, que a fase estadual da competição é realizada em duas cidades-sedes. O evento tem grande importância também por que servirá de teste para a edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que ocorrerão em Indaial e Timbó no ano que vem. 

Na solenidade de abertura, realizada no Ginásio Sergio Luiz Petters, em Indaial, a equipe da Associação Companhia Artística de Patinação de Indaial deu as boas-vindas ao público com uma emocionante apresentação de patinação artística. Posteriormente, as patinadoras conduziram as placas de identificação das 85 delegações que ingressaram no ginásio com atletas. Na sequência, as autoridades presentes na solenidade, entre os quais o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufi Michreff Neto, a presidente da Fesporte, professora Natália Petry; e os prefeitos de Timbó, Jorge Kruger; e de Indaial, André Moser, falaram sobre a importância do evento esportivo, que é um dos maiores realizados em Santa Catarina.

O Secretário Michreff falou sobre as dificuldades financeiras pelo qual o estado de SC vem enfrentando: "é muito difícil cumprir o calendário esportivo quando há problemas financeiros, mas nós conseguimos e com a maior participação na história em todos os eventos realizados", ainda segundo o secretário em apenas oito meses à frente da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - 64 municípios foram contemplados com recursos para recuperação de ginásios e quadras esportivas, colocação de placares eletrônicos entre outras melhorias.

Um dos pontos altos da festa ocorreu no momento do acendimento da pira olímpica. Os atletas Vinicius Arns Konhs, da equipe de natação de Indaial, e Jéssica Gabriela Aparecida Soares da Silva, da equipe de atletismo de Timbó, conduziram a tocha até um pavio que, ao ser acionado, percorreu todo o ginásio e acendeu a pira no lado oposto, com efeitos pirotécnicos. 

No final, a atleta de ginástica rítmica de Indaial, Jaqueline Mota, fez o juramento oficial e o grupo de dança da Escola Prefeito Marcos Rauh, de Indaial, premiado no Festival Dança Catarina, encerrou a solenidade. A Olesc é um evento organizado pelo Governo do Estado e promovido por intermédio da Fesporte em parceria com as Prefeituras de Indaial e de Timbó.

Por Jean Balbinotti/ Especial para a FESPORTE

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito