A- A A+

As etapas da candidatura do Caminhos dos Cânions do Sul a geoparque da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e as atribuições de cada parte envolvida serão o foco da capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), na quinta-feira, 15, em Florianópolis. O evento é aberto ao público e terá início às 13h30min no auditório da secretaria (Rua Eduardo Gonçalves D'Avila, 303, Bairro Itacorubi).

capacitacao geoparque

A atividade será ministrada pela consultora Flávia de Lima, da empresa Geodiversidade, contratada pela SOL para desenvolver a estratégia de geoconservação do projeto do geoparque, um dos requisitos para a candidatura. Na semana passada, Santa Catarina e Rio Grande do Sul oficializaram a intenção de transformar os Cânions do Sul em Geoparque da Unesco, em evento realizado em Praia Grande com o consultor da organização, professor José Patrício Melo, atual reitor da Universidade Regional do Cariri, na cidade de Crato (CE), região onde hoje está localizado o único geoparque reconhecido no país.

A área da proposta do geoparque dos Caminhos dos Cânions do Sul é considerada de grande potencial do ponto de vista geoturístico. A região também é conhecida como Aparados da Serra e constitui a maior concentração de cânions do Brasil. Do ponto de vista do patrimônio geológico configura um dos maiores eventos magmáticos ocorridos no planeta, cenário de atividades vulcânicas que cobriram cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, e que estão associadas à ruptura dos atuais continentes do hemisfério Sul. A área de ocorrência dos cânions possui uma extensão total de aproximadamente 250 quilômetros e mostra uma sucessão de escarpas de até 900 metros de altura.

Atualmente existem 127 geoparques da Unesco em 35 países, a maioria na Europa e Ásia. Na América Latina são apenas três: no México, no Uruguai e no Nordeste Brasileiro, o Geopark Araripe. A área aspirante a geoparque dos cânions é de 2.830 km² com mais de 73 mil habitantes de sete municípios catarinenses e gaúchos: Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande em Santa Catarina e Cambará do Sul, Mampituba e Torres no Rio Grande do Sul.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito