A- A A+

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, prestigiou na noite de quarta-feira, 10, no Parque Municipal de Eventos, a solenidade oficial de abertura da 35ª Festa Pomerana, que ocorre até o dia 21 em Pomerode, no Vale do Itajaí. Mais antiga festa de tradição alemã realizada no Vale do Itajaí, a expectativa dos organizadores para este ano é atrair 80 mil visitantes nacionais e internacionais ao longo dos 12 dias de realização.

26230504 740732879451297 1469128325389677192 nPrevisão dos organizadores é atrir 80 mil visitantes do Brasil e Exterior a Pomerode até o dia 21, quando termina a festa        Foto: Orval Molina

"Pomerode é um exemplo de sucesso em turismo. Em minhas palestras, sempre cito a cidade pelas suas iniciativas com atitude, coragem e inovação. Aqui há um grande envolvimento da comunidade, há atitude e os eventos sempre ocorrem com um grande envolvimento das pessoas", destacou Pavan, que ainda ressaltou a importância do município no crescimento do turismo no Estado. "Nossa últimos meses crescemos 6% no turismo, enquanto o país encolheu, em média, 6,5%. E Pomerode, com atitude, tem participação nesta evolução", ressaltou o secretário.

A programação da 35ª Festa Pomerana apresenta atrações musicais, gastronômicas e competições típicas. - Uma das novidades deste ano é o 1º Encontro de Tocadores de Teufelsgeige, o chamado “violino do diabo”, que deve reunir 20 competidores no domingo (14). O teufelsgeige é instrumento percussivo que deve ser fabricado pelo próprio instrumentista.

A gastronomia é um dos pontos fortes da programação e está presente até nas competições da festa. A gastronomia da festa inclui pratos típicos e chopes em 16 boxes e restaurantes. Já entre as brincadeiras típicas está a Alles Wurst (“É tudo linguiça”), no qual os competidores precisam comer um salsichão do tipo bock, em tamanho especial de 23 centímetros, no menor tempo possível.

Outras competições são corrida com o carrinho de mão, cabo de guerra e a Meterbier (chope em metro), na qual os participantes têm que beber 600ml de chope diretamente da tulipa. O que for mais rápido, vence.

A música também marca o evento. Entre as atrações musicais está a banda alemã Musikkapelle Chieming, formada por instrumentos de sopro tocando em marchas e canções tradicionais alemãs. Desfiles típicos estão programados para esta quarta-feira, 10, na abertura da festa a partir das 19h e depois sempre às quintas e sextas-feiras às 19h; sábados às 18h; e domingos às 9h30.

No primeiro dia do evento, assim como na próxima segunda e terça-feira (dias 15 e 16), a entrada é gratuita. Diariamente, crianças de até 12 anos e visitantes com trajes típicos completos não pagam ingresso. O último dia do evento terá acesso gratuito a partir das 15h30. Os ingressos de domingo a sexta custam R$ 10 e, nos sábados, R$ 25. Pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores têm direito à meia-entrada.

Em março, Pomerode realiza a Osterfest, considerada a Páscoa mais alemã do Brasil que tem, entre outras atrações a Osterbaum, classificada pelo Guiness World Record como a maior árvore de Páscoa do mundo, com mais de 100 mil casquinhas de ovos naturais na decoração.

 

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito