A- A A+

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, recebeu nesta terça-feira, 10, o CEO do novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, Tobias Markert, que estava acompanhado do gerente de Relações Institucionais da Floripa Airport, Simon Locher. Markert apresentou ao secretário Leonel Pavan; à diretora de Projetos Estruturantes, Ana Paula Cardozo; e ao diretor de Políticas Integradas de Lazer, Amarildo Kanitz, o projeto do novo terminal aeroportuário da Capital. Embora já tivesse informações sobre o investimento, Pavan ficou encantado com o que viu e com os detalhes do projeto. "O novo aeroporto está em muito boas mãos", definiu o secretário.

aeroporto

 

O encontro durou cerca de uma hora, período em que o CEO fez uma apresentação geral do projeto. Os trabalhos de reforma no atual terminal e a construção do novo aeroporto começam no primeiros trimestre de 2018, com o novo terminal devendo estar concluído em outubro de 2019 na região Sul da Ilha de Santa Catarina.

A Zurich Airport foi a vencedora do leilão de concessão do aeroporto prevendo um investimento de R$ 500 milhões até o final de 2019. O contrato de concessão foi assinado no final de julho, em Brasília, pelo CEO Tobias Markert. Entre as obras previstas, além da construção de um novo terminal, quatro vezes maior que o atual, estão a ampliação do estacionamento para 2,5 mil veículos, a construção de uma pista secundária para taxiamento de aeronaves e o aumento em 100 metros da pista atual. Floripa Airport é como foi batizado o novo nome do grupo que vai administrar o terminal.

O novo terminal terá embarque e desembarque em andares separados. Serão 10 portões com fingers, estruturas que ligam o prédio à aeronave e que não existem atualmente no terminal de Florianópolis. Três portões serão destinados a voos internacionais. O novo prédio também contará com um terraço-mirante para visitantes. Segundo a concessionária, a proposta é tornar o espaço uma área de passeio, como um centro comercial, com opções de entretenimento, exposições, serviços, entre outros.

O principal objetivo da nova gestão será fazer as pessoas se aproximarem do aeroporto, ressaltou o Tobias Markert na visita à secretaria. Oficialmente, a Floripa Airport assume o Hercílio Luz apenas em janeiro de 2018. Até lá, a gestão é compartilhada com a Infraero. A Floripa Airport terá 165 funcionários, 35 a mais do que o atual quadro da Infraero.

 

Ascom/SOL

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito