A- A A+

Videira, no meio-oeste catarinense, é a próxima cidade a receber o ciclo de discussão 'Conversando sobre Museu' promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC). O encontro será no dia 18 de outubro, das 9h às 12h, no Auditório da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), no bairro Alvorada. Interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site da FCC e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão oferecidas 50 vagas.

Conversando sobre Museu

Nesta edição, o tema abordando será "Plano Museológico desafio permanente", contribuindo com a compreensão sobre a sua aplicação e importância como instrumento de gestão integrada para instituições museológicas. Na ocasião, os palestrantes serão Renilton Assis, coordenador do SEM/SC; Renata Cittadin, representante do COREM 5ª Região, e Aline Tavares, museóloga da Prefeitura de Videira. O evento será realizado em parceria entre o SEM/SC e o Conselho Regional de Museologia 5ª Região, com o apoio da Prefeitura Municipal de Videira e Museu do Vinho Mário de Pellegrin.

O Conversando sobre Museu consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor. Os encontros, em formato de mesa redonda, são realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, de forma gratuita, compreendidos entre palestras e debates entre os participantes. A proposta é levar a discussão para as sete regiões museológicas de Santa Catarina. Itajaí já recebeu o encontro em setembro e, após Videira, a próxima cidade que terá o encontro será Florianópolis.

Sobre os palestrantes

Renilton Roberto da Silva Matos de Assis: Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2015). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Graduando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Servidor público da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cargo: museólogo, atualmente como coordenador do Sistema Estadual de Museus - SEM/SC. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico, coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina - MASC (2012 - 2013), coordenou o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina - MHSC (2014 - 2015).

Renata Cittadin: Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (USP). É graduada em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (2010). Atuou como assessora técnica no Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, na coordenação técnica do Cadastro Catarinense de Museus, do Guia de Museus de Santa Catarina, do Grupo de Trabalho Museus e Turismo. Participou efetivamente na construção do Plano Setorial de Museus em Santa Catarina. É membro do Conselho Gestor do Sistema de Museus de Santa Catarina e conselheira do Conselho Regional de Museologia da 5ª Região - Paraná e Santa Catarina. Tem experiência nos campos da Museologia e da Gestão Cultural, atuando com ênfase nas seguintes áreas: gestão de patrimônio cultural, gestão e implementação de políticas públicas para museus, exposições e análise e emissão de pareceres técnicos de projetos museológicos.

Aline Tavares da Silva: Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), foi monitora de Memória e Patrimônio, trabalhou no Núcleo de Memória da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Museu Oceanográfico, Museu Náutico, Museu Antártico e Eco Museu da Ilha da Pólvora, atuando diretamente no setor de documentação museológica e catalogação de acervo. Em 2016 participou da eleição do Conselho Regional de Museologia - 3° Região, foi eleita a conselheira mais votada e, posteriormente, assumiu a vice-presidência do Conselho. Pós-graduanda em Administração Pública e Gerência de Cidades, é a Museóloga responsável pelo Museu do Vinho Mário de Pellegrin, com cargo efetivo de Especialista em Museologia no Município de Videira.

conversando sobre museu videira

Serviço:

O quê: Conversando sobre Museu - Videira
Tema: Plano Museológico desafio permanente
Quando: 18/10/2017, das 9h às 12h
Local: Auditório da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP)
Av. Manoel Roque, 99 - Alvorada - Videira (SC)
Participação gratuita
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (48) 3664-2604

 

Imprensa FCC

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito