A- A A+

Na presença de autoridades, empresários, especialistas e profissionais da imprensa, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, e o diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), Osmar José Vailatti, abriram oficialmente a 30ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel, que segue até o dia 11, no Centrosul, em Florianópolis. 

encatho abertura
Mais uma vez, o evento que promove qualificação e capacitação para a hotelaria traz pertinentes discussões, neste ano, as tendências e novidades são abordadas com o intuito de tornar mais eficiente e competente a gestão de hotéis e meios de hospedagem.

Para o secretário Leonel Pavan, o Encatho & Exprotel tem uma importância social e econômica muito grande, pois, além de movimentar a economia com a renda que toda cadeia produtiva presente no evento, também fortalece, através de impostos, investimentos na educação, saúde e segurança. Além disso, lembra que 12% do PIB de Santa Catarina vem do setor, por isso a importância de discutir e qualificar a hotelaria.

“As expectativas neste ano são grandes, tanto que o encontro de todos os secretários de turismo dos municípios catarinenses faz parte da programação do evento. Além disso, é uma ótima oportunidade para construir uma ideia para o turismo no Brasil, especialmente no sul do país, focada na união dos três estados para fortalecer o nosso projeto “O Sul é Meu Destino”, comentou o secretário.

O presidente da Abih, Osmar José Vailatti, destacou em seu discurso a importância do evento para a família hoteleira catarinense e levantou a reflexão sobre as mudanças no setor e onde a hotelaria quer chegar. “É um dever da entidade chamar a atenção dos empreendedores hoteleiros para o momento delicado que vive o setor, e para discutir o destino que devemos seguir. Onde estamos? Onde queremos chegar? Conscientes de que mudou, o hóspede mudou, a hotelaria mudou”, considera Osmar Vailatti.

Quebrando o protocolo, Vailatti homenageou o diretor da entidade e também consultor da ABIH-SC há mais de 30 anos, Marcos Hardt, bem como, a diretora de eventos da entidade, Lara Perdigão e as colaboradoras Juliana Bossi e Lucia Biazus, que tão brilhantemente estiveram à frente da organização do evento.

Homenagens

Após os discursos foram feitas prestadas as homenagens com os troféus Personalidade Feminina e Masculina no Turismo Edição 2017. O troféu “Maria Helena Petry Makowiecky” foi concedido a Marlene Palludo, fundadora do Itá Termas Resort e Spa, empresa na área de hotelaria e lazer, que neste ano expande suas atividades incorporando o Acqua Parque Itá Termas. Sua trajetória e suas valiosas contribuições para o desenvolvimento do turismo local, levaram Marlene a ser uma das convidada a participar do projeto “SC que dá certo” deste ano, expondo seu case de sucesso. Estes e muitos outros motivos também levaram a empresaria a ser um nome aprovado pela entidade para receber o prêmio desta edição do evento.

Ivan Cascaes também recebeu honras na abertura do evento, reconhecido por lutar pelo turismo na serra catarinense ele ligado ao setor hoteleiro há muitos anos. Reativou o Serra Catarinense Convention e Visitors Bureau, que presidiu por quatro anos, além de ter sido conselheiro do Conselho Estadual de Turismo durante dois anos e meio, permanecendo na entidade após o período como presidente por mais dois anos. O proprietário do Hotel Rio do Rastro Eco Resort, Ivan Cascaes recebeu o troféu “João Eduardo Amaral Moritz”.

encatho homenagem

Quem também recebeu homenagem foi o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan, pelo apoio ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria em todas as esferas de atuação política ao longo de sua carreira. Após a solenidade de abertura e o corte da fita de acesso à Exprotel, o primeiro dia do Encontro Catarinense de Hoteleiros encerrou com visita aos estandes.

 

Ascom/SOL

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito