A- A A+

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) finalizou nesta semana o cadastro de 67 novos municípios que manifestaram interesse em compor o Mapa do Turismo Brasileiro, além de renovar o cadastro de outros 184 junto ao Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo (MTur). Com o aval do Ministério, deverão constar no novo Mapa 251 municípios catarinenses, 36% a mais em relação ao atual.

Mapa 2017

Mapa do Turismo SC 2017

Mapa 2016

Mapa 2016

O prazo para envio das informações ao ministério se encerraria no dia 31 de julho, mas foi prorrogado por uma semana a pedido do secretário Leonel Pavan. “Isso permitiu que a SOL concluísse os processos que estavam com alguma pendência e obtivéssemos este resultado que superou as nossas expectativas”, frisou Pavan.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para o MTur no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. “É preciso estar no mapa para ter acesso a essas políticas, mas também é importante para que o governo federal conheça o potencial turístico dos estados para planejar e dimensionar as ações focadas no desenvolvimento do setor”, explica o diretor de Políticas Integradas do Lazer da SOL, Carlos Cappelini. Com a atualização concluída, 85% dos municípios catarinenses farão parte do Mapa.

Para a gerente de Políticas de Turismo da SOL, Gisella Ribeiro, o crescente interesse dos municípios em participar das ações do Programa de Regionalização reflete o trabalho empreendido pela equipe da secretaria em parceria com as Instâncias de Governança Regionais (IGR). “A articulação com as Instâncias foi fundmental para o fortalecimento das atividades em todas as regiões turísticas e para partilhar as responsabilidades que envolveram o trabalho de atualização do Mapa”, destaca Gisella.

O diretor Carlos Cappelini acrescenta que fortalecer a parceria e a atuação das IGR é uma diretriz adotada pela secretaria, como forma de estabelecer uma ponte entre o Estado e os municípios. “Foram realizadas diversas reuniões, encontros e seminários para conscientizar os gestores públicos sobre a relevância do Mapa e do Programa de Regionalização para o desenvolvimento do turismo”.

 

Ascom/SOL

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito