A- A A+

Para conhecer modelos de empreendimentos e conferir na prática como funciona o turismo rural pedagógico, um grupo de agricultores da região turística Vale do Contestado esteve em Joinville, na semana passada. As visitas técnicas foram organizadas pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e integram as ações do Programa SC Rural voltadas ao desenvolvimento do turismo.

Turismo pedagogico Rancho Alegre foto Edgar

Participaram da atividade agricultores e agricultoras Concórdia, Seara, Itá, Alto Bela Vista, Peritiba, Piratuba e Ipira, municípios que integram um projeto piloto coordenado pela SOL, que visa fomentar o turismo rural no entorno do Parque Estadual Fritz Plaumann, localizado em Concórdia.

Ao chegar no sítio Rancho Alegre, no Vila Nova, o grupo encontrou uma turminha de alunos de uma escola da cidade tendo uma aula ao ar livre. Curiosos e atentos, os pequenos - já habituados às tecnologias - captavam informações sobre a origem e o desenvolvimento de animais, plantas e alimentos. Além de aprender, as crianças também se divertem ao ter contato com animais do sítio, com direito a passeio de pônei.

Também foram realizadas visitas ao Recanto das Arrozeiras, na Rodovia do Arroz (SC 413) e a propriedades rurais na Estrada Bonita, distrito de Pirabeiraba, às margens da BR-101. Todas as localidades visitadas contam com experiências já estruturadas para receber turistas e estudantes, com atividades de lazer e educativas.

Antes de Joinville, o grupo esteve em Urubici para conhecer três empreendimentos que trabalham com turismo rural - Sítio Arroio da Serra, Pousada Beckhauser e Café e Pousada Lenha no Fogo. Em cada parada, a família responsável pelo empreendimento fez uma apresentação do negócio e compartilhou com o grupo detalhes do negócio.

::: Organização do turismo rural em Urubici inspira outras regiões do estado

A programação do intercâmbio também incluiu uma passagem por Florianópolis, no dia 4. Os agricultores foram recepcionados na SOL para participar de um seminário sobre roteirização, legislação, design de produtos coloniais, entre outras ações para incentivar o turismo rural como atividade complementar à renda familiar. Também obtiveram informações sobre o Parque Ambiental Fritz Plaumann, que fica próximo às propriedades das famílias envolvidas.

::: Agricultores do Vale do Contestado conhecem experiências de turismo rural em Urubici e Joinville

 

Foto: Edgar Tramontim/SOL

Ascom/SOl

(48) 3665-7436

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito