A- A A+

De 3 a 5 de agosto, agricultores familiares de municípios catarinenses da região Vale do Contestado visitam empreendimentos de turismo rural em Urubici e Joinville. O grupo reúne cerca de 35 pessoas de Concórdia, Seara, Itá, Alto Bela Vista, Peritiba, Piratuba e Ipira, que já participaram da capacitação em Turismo Rural na Agricultura Familiar (Traf), promovida pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), no âmbito do Programa SC Turismo Rural. 

 

 

Conforme a diretora de Políticas Integradas do Lazer, Juliana Matos, a iniciativa ainda é um projeto piloto para ser aplicado em outras regiões do estado. "Nesse primeiro momento nossa intenção é promover ações para desenvolver o turismo no entorno do Parque Ambiental Fritz Plaumann, em Concórdia", explica.

A programação começou nesta quarta-feira, com visitas ao Sítio Arroio da Serra, Pousada Beckhauser e Café e Pousada Lenha no Fogo, que trabalham com turismo rural. Em cada parada, a família responsável pelo empreendimento fez uma apresentação do negócio e compartilhou com o grupo detalhes da experiência.

“Com as visitas técnicas, o objetivo é oportunizar aos agricultores observar a prática dos conhecimentos teóricos. É importante mostrar in loco como funciona a gestão do turismo rural, as inovações necessárias e as dificuldades superadas para que a iniciativa prosperasse”, destaca o analista de turismo da SOL, Edgar Tramontin.

Na parte da manhã desta quinta-feira, 04, em Florianópolis, os agricultores foram recepcionados na SOL e participaram de um seminário sobre roteirização, legislação, tributação de produtos coloniais, além de outras ações para incentivar o turismo rural como atividade complementar para a renda familiar. Também obtiveram informações sobre o Parque Ambiental Fritz Plaumann, que fica próximo às propriedades das famílias envolvidas.

A capacitação contou com a participação de servidores da Epagri, da Secretaria de Estado da Fazenda, da Fatma, além da SOL. A ação também conta com a colaboração da Udesc.

 

À tarde, o grupo viaja a Joinville, onde conhecerá experiências de turismo rural na Estrada Bonita, distrito de Pirabeiraba, às margens da BR-101.

A visitação segue na sexta-feira, 05, nas propriedades Recanto das Arrozeiras, na Rodovia do Arroz (SC 413) e Rancho Alegre, na Vila Nova.

 

Ascom SOL

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito