A- A A+

Os atletas catarinenses Tamiris de Liz, dos 100m e dos 200m rasos, e André Amorim, do handebol, foram indicados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como Melhores Atletas Escolares do ano. A informação foi dada nesta quarta-feira (7) de manhã pelo diretor geral das Olimpíadas Escolares 12-14 e 15-17 anos, Edgar Hubner. A premiação será dia 19, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Theatro Municipal, do Rio de Janeiro. É o quinto ano consecutivo que atletas escolares catarinenses recebem a distinção. Promoção do COB, o Prêmio Brasil Olímpico é a maior festa do esporte brasileiro.

 

 

 Tamiris foi indicada pelo segundo ano seguido na categoria 15 a 17 anos. Com 16 anos completados no dia 18 de novembro, a estudante do Colégio Univille, de Joinville, tem a quarta melhor marca do Brasil nos 100 e nos 200m rasos, respectivamente com 11s43 e 23s35 - marcas que hoje a colocariam na prova de revezamento das Olimpíadas de Londres. Em julho deste ano, a joinvilense disputou o Mundial Juvenil de Lille, na França, e obteve a sexta colocação.
 
A atleta já é considerada a maior revelação do país no atletismo. Nas Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos, realizadas em Curitiba, conquistou três medalhas de ouro e, além de integrar a equipe do revezamento feminino, unificou os recordes dos 100 e dos 200 metros rasos. Em Santa Catarina, Tamiris correu e venceu este ano as provas disputadas nos Joguinhos Abertos, nos Jogos Escolares de SC (Jesc) e Jogos Abertos de SC (Jasc).
 
André Amorim, 14 anos, foi indicado para a categoria 12 a 14 anos. Armador direito da equipe do colégio São José de Itajaí, o atleta foi vice-campeão das Olimpíadas Escolares - 12 a 14 anos promovidas este ano em João Pessoa (PB), quando chamou a atenção do jogador da seleção brasileira de handebol e um dos melhores do mundo,  Bruno Souza. A competição foi a primeira disputa nacional de André.
 
Canhoto e com 1m86cm de altura, André foi descoberto em setembro do ano passado nos pólos de handebol de areia da Associação Desportiva Itajaiense e levado para estudar e treinar no Colégio São José. Tinha força e corpo, mas pouca técnica. Hoje, a situação é diferente. "Ele está muito bem nos fundamentos das ações ofensivas e defensivas", comentou Bruno Souza à técnica de Itajaí Cláudia Nascimento durante as Olimpíadas em João Pessoa. "Não temos um canhoto assim nem na seleção brasileira", comentou Bruno na época, após conversar com a equipe catarinense. Em Santa Catarina, André integrou a equipe que venceu os Jesc - 12 a 14 anos ocorridos este ano em Gaspar.
 
 
Remadora catarinense está entre as três melhores atletas do ano
 
A remadora catarinense Fabiana Beltrame disputa o prêmio de melhor atleta de 2011 do Prêmio Brasil Olímpico. Atualmente treinando no Rio de Janeiro, Fabiana entrou para a história do esporte nacional ao conquistar neste ano o primeiro título mundial do remo brasileiro, em Bled, Eslovênia, no single skiff peso leve. Também foi campeã da Copa do Mundo de Remo em Hamburgo, Alemanha, outro título inédito, e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011. Fabiana concorre ao prêmio com as saltadoras Fabiana Murer (atual campeã) e Maurren Maggi (premiada em 1999 e 2008). Entre os homens, há outros três candidatos.
 
Criado em 1999 para homenagear os atletas que mais se destacam no ano nas modalidades olímpicas e pan-americanas, a escolha dos melhores em cada uma das modalidades esportivas do Prêmio Brasil Olímpico de 2011 é feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. O público agora pode votar nos candidatos a melhor do ano pelo site www.premiobrasilolímpico.com.br.
 Entre os vencedores das modalidades estão, além de Fabiana Beltrame, do remo; representando Santa Catarina os atletas Murilo Fischer, no ciclismo estrada; Chana Masson, no handebol; e Lucelia Brose, no caratê. O brusquense Murilo Fischer e a brasiliense Lucelia Brose, que treina e mora em Florianópolis, disputaram em novembro os 51º Jasc, promovidos em Criciúma pela Fesporte.Fonte- Eduardo CorreiaFesporte
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito