A- A A+

Dando continuidade à rodada de reuniões com o trade de Santa Catarina, a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) realizou, nesta segunda-feira (25), videoconferência com representantes da região “Encantos do Sul”. A gradual retomada das atividades no setor e as alternativas para superar a crise provocada pela Covid-19 foram os principais temas do encontro, que teve a participação de secretários de turismo, empresários, entidades e também da Instância de Governança Regional (IGR).

reuniao IGR Encantos Sul 2

O presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, destacou o objetivo de trabalhar em conjunto com o trade para contornar a crise gerada pela pandemia. 

- Tenho dito sempre que a equipe da Santur está à disposição, que trabalhamos com o gabinete de portas abertas para receber o trade e discutirmos juntos as melhores soluções - frisou.

Uma das atuações da Santur para minimizar os problemas decorrentes da pandemia está relacionada ao acesso ao crédito para empresas e profissionais de turismo, especialmente para capital de giro. Uma equipe da Agência está atuando junto ao Badesc para dar celeridade na análise das propostas de crédito. Os recursos são do Ministério do Turismo, via Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que disponibilizou R$ 5 bilhões para socorrer o setor em todo o país.

Outra iniciativa da Santur é o programa “Viaje Mais SC”, que será executado em seis etapas. A primeira a ser implementada consiste na concessão de um selo para empreendimentos que cumprem as recomendações sanitárias de controle da Covid-19 e ao mesmo tempo oferecem um produto diferenciado aos catarinenses.

 - As pesquisas estão reforçando a ideia de que, nesse cenário da pandemia, as pessoas vão buscar destinos mais próximos, com preferência para deslocamentos de carro próprio. Então, entendemos que é o momento para fortalecer o turismo regional - explicou o diretor de Marketing da Santur, Carlos Eduardo de Sá.

 

Turismo de natureza

Marta Fogaça, representante da IGR Encantos do Sul, destacou que a região é rica em belezas naturais, o que converge com a tendência de crescimento do turismo de natureza. 

- Os turistas já estão procurando mais esse tipo de atrativo, por ter menor concentração de pessoas e, por consequência, ser mais seguro. Para nossa região, é um segmento muito importante e precisamos desse apoio da Santur para orientar os profissionais e os empreendimentos em geral - acrescentou.

Nesse sentido, o presidente da Santur informou que o regramento das atividades turísticas está gradativamente sendo construído pelo Grupo de Ações Coordenadas do Governo do Estado (GRAC), do qual a Santur faz parte, e sempre tendo em vista as realidade de cada segmento.

 - Isso para que seja possível voltar a receber visitantes de maneira segura, responsável, porque o momento ainda requer cuidados. Já fizemos assim com os meios de hospedagem e dos serviços de alimentação - comentou.

A próxima reunião será com o trade da região “Caminhos da Fronteira”, na sexta-feira, 29 de maio, com início às 14h.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito