A- A A+

A Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina (Santur), o município de Imbituba e a SCPar Porto de Imbituba estiveram reunidos, no Sul de Santa Catarina, nesta quarta (6) com representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Abremar), a MSC Cruzeiros, a Costa Cruzeiros, e demais autoridades locais. Na conversa, foram analisadas as possibilidades da região realizar uma escala teste para, no futuro, estar apta a integrar a rota de navios de cruzeiros no Brasil.

Questões técnicas e de logísticas, juntamente com a infra-estrutura necessária para o embarque e desembarque dos navios foram discutidas. Além disso, os atrativos de receptivos turísticos da região também estiveram na pauta.

 

(Flavia Didomenico ao lado de Marcia Leite, diretora de operações da MSC e coordenadora do grupo técnico em infraestrutura e operações da CLIA)

Para a presidente da Santur, Flavia Didomenico a cooperação entre o setor público e privado, com o município de Imbituba e também a SCPar Porto de Imbituba selará mais um importante passo na estruturação portuária de Santa Catarina. E, além disso, fortalece a intenção da Santur em tornar o Estado como um dos principais do país em números de paradas de navios de cruzeiro.

- O Governo do Estado, por meio da Santur, busca a estruturação tanto na infraestrutura de portos como também nos produtos turísticos. Por isso, é muito importante sabermos aproveitar esse momento em que temos tantas frentes envolvidas, e o Sul do Estado não poderia ficar fora deste momento - disse a presidente da Santur, Flavia Didomenico.

A diretora de operações da MSC Cruzeiros no Brasil, Márcia Aparecida Marques Leite, e o presidente Institucional da Costa Cruzeiros, Renê Hermann, que também representam CLIA e a Abremar, destacaram a importância da escala teste.

- Queremos fazer um teste para colocar Imbituba como uma opção de destino dentro de nossas escalas. Essa experiência vai possibilitar verificar as condições operacionais e as possibilidades de passeios na região - falou Marcia Leite, diretora de operações da MSC e coordenadora do grupo técnico em infraestrutura e operações da CLIA.

Durante o encontro, o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Aldredo Ziegler agradeceu a oportunidade de pensar em diferentes soluções para as operações portuárias.

- Esta ideia é ótima, no sentido em que traz crescimento e desenvolvimento socioeconômico para a região. Vamos agora reunir nossa equipe técnica para avaliar essa possibilidade do ponto de vista operacional, e também junto aos órgão intervenientes e aos nossos atuais parceiros, para uma possível modelagem que integra a operações de cargas atuais e de passageiros - explicou Ziegler.

O Diretor de Planejamento Turistico da Santur, Mane Ferrari, enalteceu a maneira como o turismo no sul do Estado poderá ser beneficiado economicamente.

- A Santur juntamente com a região tem trabalhado os produtos específicos para navios de cruzeiro e, com isso, acredito que a região já está bem pronta para receber esses turistas. Todos irão ganhar com essa escala teste - salientou Mane Ferrari.

Também estiveram presentes na reunião a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Imbituba, a Câmara dos Vereadores do município e também a Associação Empresarial de Imbituba (ACIM).

Também estiveram presentes na reunião a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Imbituba, a Câmara dos Vereadores do município e também a Associação Empresarial de Imbituba (ACIM).

Fotos: Renan Koerich / Santur

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito