A- A A+

Com o intuito de retomar e propor novos projetos de incentivo ao turismo rural, representantes de diferentes municípios e entidades se reuniram na Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur), na segunda-feira, 21. O encontro faz parte da reestruturação dos segmentos por meio dos Grupos de Trabalho de Turismo (GTTs), visando alavancar as atividades do setor no Estado.

turismo rural 21 10 19

Durante a reunião foram apresentadas as principais demandas e necessidades deste segmento, como capacitação e sensibilização das comunidades; investimento em segurança e saúde nas cidades do interior; melhorias nas estradas e acessos; melhorias na sinalização; e, principalmente, que o produtor rural cadastrado como agricultor familiar não perca a certificação ao exercer a atividade na área turística.

Também foram sugeridas campanhas de divulgação e criação de pacotes de viagens para serem comercilizados pelas agências, estimulando o turismo integrado, oferecendo aos visitantes diferentes roteiros e prolongando a permanência pelas áreas rurais do Estado. Ainda foi falado sobre a importância de incentivar o turismo criativo vinculado à oferta turística no meio rural.

Para a presidente da Santur, Flavia Didomenico, o turismo rural em Santa Catarina tem um grande potencial e deve estar integrado às diferentes áreas. “Precisamos utilizar melhor os nossos parques entre outras atividades que incentivem o turismo rural. As Secretarias estaduais estão trabalhando juntas para que este segmento seja lucrativo para todos”, afirma.

Santa Catarina foi precursora do turismo rural no Brasil quando, no início da década de 1980, os fazendeiros da região de Lages começaram a abrir as portas de suas propriedades para visitação. Hoje, esses locais possuem infraestrutura de lazer completa e muito conforto com atrações para todas as idades. Outra opção são as propriedades rurais cadastradas no projeto Acolhida na Colônia que também oferecem uma ótima experiência de contato com a vida no campo, onde os alimentos são colhidos na própria horta e preparados em fogão a lenha.

Outro roteiro que faz parte do Turismo Rural é o Circuito do Vale Europeu por se tratar de uma rota que percorre 19 municípios com identidade histórica e cultural europeia. É um passeio essencialmente terrestre e as estradas que interligam os destinos revelam paisagens belíssimas com casinhas enxaimel, construções centenárias, capelas, engenhos, plantações de arroz, morros, pinheiros, araucárias e até cavernas. A região, entrecortada por rios, riachos e cachoeiras, é uma das áreas com maior número de nascentes do Brasil. Muitas fazendas abrem as porteiras para atividades de lazer como trilhas, cavalgadas e pescaria, além de oferecer mesa farta com café colonial e comida típica.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito