A- A A+

Santa Catarina está em evidência em um dos maiores eventos náuticos do mundo. O Estado foi apresentado pelo Diretor de Planejamento da Santur, Mané Ferrari, no Salone Náutico Internazionale, em Gênova, na Itália. Os atrativos turísticos catarinenses e também a forma como lida com a sustentabilidade foram exibidos aos europeus. E, como um diferencial, a limpeza dos mares.

O "Projeto Limpeza do Mares", da ACATMAR (Associação Náutica Brasileira), que retirou quase 100 toneladas de lixo do fundo dos mares desde 2014, foi bastante exaltado pelos presentes. Tanto que um acordo de cooperação foi assinado entre os dois países para que o projeto seja realizado também nos mares europeus. Assinaram o documento a Santur, em nome do Governo de Santa Catarina, a WWF Italia, a Assonautica Italia e Acatmar.

- Deve ser um fato inédito, né? Pois, a gente sempre está habituado a copiar da Itália para o Brasil, e isso será realizado também com a participação das universidades para poder levar essa cultura de limpeza de mar para dentro das escolas. Nesse sentido, nós estamos à frente deles e isso mostra que estamos no caminho certo - comentou Mané Ferrari.

À convite da Agência de Desenvolvimento italiana - Italia Trade Agency -, Mané Ferrari também exibiu os rumos do turismo de Santa Catarina. O principal tema do evento europeu foi a sustentabilidade. Na ocasião, um vídeo institucional do turismo de SC foi exibido aos italianos.

- A diversidade étnica do nosso estado, as belezas naturais, as praias, os balneários e toda a nossa área náutica. Esses foram os temas que expus a eles, com o intuito de fortalecermos o nosso turismo. Eles puderam conhecer mais sobre o nosso Estado e também a nossa cultura, vendo que é um estado sustentável e seguro. Gostaram tanto que pediram até o vídeo para reproduzirem em outras regiões - disse Mané Ferrari.

O projeto Limpeza dos Mares

Desde 2014, o "Limpeza dos Mares" atua em diferentes áreas com grandes concentrações de lanchas de passeio, barco pesqueiros e também em praias de Santa Catarina. O projeto sustentável é idealizado e executado pela ACATMAR - Associação Náutica Brasileira. São voluntários e integrantes da náutica catarinense e brasileira que retiram resíduos do fundo da costa. Desde o início do projeto, os mergulhadores contabilizaram mais de 94 toneladas de resíduos sólidos. Além disso, alertar crianças e adultos sobre a importância da preservação e respeito com as águas da costa brasileira é uma das metas do projeto, junto ao poder público e empresas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito